A Terapia Ocupacional (TO) é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas a problemática específicas, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e / ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida social.

As intervenções em terapia ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico.

A Terapia Ocupacional é uma atividade específica do Terapeuta Ocupacional, que com sua formação generalista, humanística, ética, crítica e reflexiva, garantem uma assistência em todos os seus níveis de complexidade.

Os Terapeutas Ocupacionais são registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO, são profissionais capacitados para trabalhar com a saúde humana, aptos a elaborar planos de reabilitação e de atividades físicas, além de fazer o acompanhamento do paciente buscando tratamentos e terapias para a recuperação física e psicológica do paciente.  Eles utilizam diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. O objetivo de suas ações é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades.