Como identificar que o jovem está precisando de ajuda?
Mudanças fisiológicas podem ser um dos fatores que levam ao desencadeamento de doença psiquiátrica, um gatilho para a pessoa que tem predisposição genética para desenvolver doença mental. Devemos ficar atentos a alguns sinais.
Em primeiro lugar, é necessária a observação.
Os pais precisam perceber as mudanças de comportamento dos filhos, os sinais que crianças e adolescentes emitem quando estão passando por algum problema.
Alguns destes comportamentos são isolamento, impulsividade, tristeza constante, distorção de imagem corporal, dificuldade de relacionamento com pessoas da mesma idade, insegurança, queda no desempenho escolar, crises de raiva, baixa autoestima, atração por comportamentos de risco, dentre outros.
A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio.
O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar.
Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure um psiquiatra registrado.
Para maiores informações visite:
https://www.setembroamarelo.com/
Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos.
Conte com o apoio do CVV – Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio ligando para 188.
O suicídio é uma emergência médica, caso necessite ligue para o SAMU: 192.
#vida #prevenção #saúde #saúdemental #saudemental #psiquiatria #psicologia #clinica #campanha #setembroamarelo #saude #psiquiatra #psicologo