O apoio do companheiro é muito importante, embora, seja uma situação de dificuldade e aceitação também para ele.

 

A mulher, na maioria das vezes, apresenta um sentimento de isolamento, se torna fria e distante e se recusa a ter relações sexuais, por acreditar que não é mais atraente para o marido e que não é capaz de trocar experiências, antes compartilhadas.

 

O suporte psicológico deve ser oferecido ao casal, muitos homens se assustam com a deformação do corpo da mulher, fica com medo de tocá-la, se sentem amedrontados com a situação, que deve ser trabalhada e abordada pelo casal.

 

O amadurecimento, cumplicidade e a confiança estabelecida nesse relacionamento também será um fator de peso para a condução psicoterapêutica do problema.

  

INFORME-SE, CONVERSE, COMPARTILHE ESSAS INFORMAÇÕES.

O câncer de mama é um dos que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo.

Fique atenta! Olhe, sinta e apalpe suas mamas no dia a dia para perceber alterações suspeitas.

EM CASO DE ALTERAÇÕES PERSISTENTES, PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE.

Fonte: IFF/Fiocruz, Por: Dra. Lizete Dickstein, psiquiatra e psicanalista do Serviço de Saúde Mental do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/aspectos-psicologicos-do-cancer-de-mama

 

Saiba mais em inca.gov.br

 

#OUTUBROROSA #OUTUBRO #SAÚDE #CANCER #PREVENÇÃO #SAÚDEMENTAL #SAUDECOMPLETA #BRASÍLIA #SAUDEDAMULHER #BSB #CLÍNICA #PSICOLOGOS #PSICOLOGAS #PSIQUIATRAS #MÉDICOS #TODOSPELASAÚDE